Fone de ouvido no trabalho?

Uso fone de ouvido no trabalho, e uso com muito gosto, em agências de desenvolvimento, é comum o barulho, ainda mais onde há diversas pessoas trabalhando, telefone tocando, conversas, e demais situações que podem fazer você perder o foco, então o melhor jeito que encontrei de me concentrar foi usar um fone de ouvido em uma altura relativa que me impeça de ouvir o barulho diário da agencia, na verdade seria bom se ele funcionasse como um tampão que me impedisse de ouvir ou que filtrasse o barulho do telefone, cafeteira irritante das vozes daquelas pessoas que nunca param de falar, ou mesmo todo o barulho ao meu redor, mais como isso não é possível, musica, muita musica, centenas de CDs e rádios on-line, assim consigo me desligar de tudo e me foco apenas em meu trabalho.

A edição de Dezembro de 2009 da revista Superinteressante trouxe uma pequena matéria onde fala sobre o barulho no trabalho, e nela informa que há uma perda de 60% da produtividade devido a conversas e barulhos no ambiente de trabalho.

Todos nos sabemos que aumentar o volume do fone de ouvido para ficar acima dos sons do ambiente, ou ficar muito tempo utilizando pode provocar perda na audição.

Segundo as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, uma pessoa que fica exposta a um ruído de 90 decibéis, por quatro horas ao dia, poderá desenvolver uma perda auditiva. Ficar muito tempo com os fones ouvindo música pode ser tão prejudicial quanto ficar exposto aos ruídos dos ambientes.

Mas e quando o ruído ambiente é muito alto? Aqui na agencia por exemplo o barulho é tão alto que nem usando o fone de ouvido no máximo conseguimos impedir as vozes irritantes no ambiente de trabalho, assim não da para saber quem ira atingir mais nossa audição, então a melhor opção para melhorar a produtividade e baixar o stress é musica, muita musica…

Para saber como anda sua audição, coloquei uma tabela de freqüência auditiva e alguns links de sites que testam como anda sua audição.
Teste auditivo MegaCubo (teste de freqüência auditiva, muito bom);

Teste auditivo Olha Digital (teste de freqüência auditiva);

Teste auditivo Grande Abobora (teste de freqüência auditiva);

Teste auditivo da Siemens (teste de freqüência auditiva em 3 passos);

Teste auditivo Minisom (perguntas e respostas);

Teste auditivo Acústica Médica (teste em ambiente ruidoso, muito bom).

 

Programas para teste auditivo:

Home Audiometer 2.0;

Home Audiometer Hearing Test 2.0 (profissional).

 

Caso não tenha obtido bons resultados nos testes, faça uma audiometria, procure um fonoaudiólogo ou otorrinolaringologista.

Publicado em Noticias
10 comentários sobre “Fone de ouvido no trabalho?
  1. Raphael Garcia disse:

    Concordo com você meu amigo. O barulho é muito alto, pelo fato dos setores serem tao proximos. Somo criativos e precisamos de repouso, silencio e ateção. Também vivo com o fone no ouvido sempre nas alturas por causa da zuada externa.

  2. Suzart disse:

    Creio que a cada geração, vamos perdendo um pouco de nossa capacidade auditiva, pois fora dos centros urbanos, longe de todos estes ruídos, temos uma audição muito mais apurada. Percebo que hoje ouço televisão muito mais alto que ouvia antigamente.

  3. Concordo com você, ginho! Tambem me acostumei a estudar e fazer algumas coisas ouvindo musica pra disfarçar o barulho em volta [vc bem sabe a familia barulhenta que temos, ne?] É gente falando… tv ligada… Os meus amigos vivem falando do meu “poder de concentração”.
    Já tinha ouvido falar tambem desse toque de celular em frequencia alta e pelo teste, acho que ainda to ouvindo bem! [so nao sei por quanto tempo, ne?!]

  4. Nando disse:

    Eu tinha um ódio quando trabalhava, porque eu tentava me concentrar e as meninas ficavam fofocando ao meu lado… mulheres tem estes problemas, a boca as vezes é maior que o cérebro [desculpa o comentário maxista]. Mas arranjei uma ótima solução! Sai do emprego! hahaahahaha… mas é isso mesmo, é por ai! Liguem o SOM!

  5. Gauzinha Silva disse:

    Pois é, eu sei bem a difuldade de ouvir e de me adaptar a certos ambientes, já que tenho uma lesão desde muito nova! Eu acho que cabe as pessoas respeitarem e aplicarem o ‘bom senso’ em qualquer lugar que seja!!
    Abraços Amigos 🙂

  6. Izabelly disse:

    É impossivél fazer com que se crie um silêncio no ambiente de trabalho, ainda mais quando se está em uma sala compartilhada. O fone de ouvido é na verdade uma valvúla de escape para esses barulhos impertinentes. Porém devo adimitir que muitas vezes ao terminar de ouvir o som “nas alturas” a minha audição já não é mais a mesma. Por essas pesquisas ou não, evito ao máximo escutar som tão alto. Serginho. muito bom o tópico. Algo pra pensarmos.

  7. Gabriela Teixeira disse:

    Eu tambem sou louca por músicas e fones, e volume altooo(!!) mas infelizmente nao podia usá-los no trabalho. Pra minha felicidade e pra diminuir minhas “nóias” eu tô ate bem p minha idade nos teste auditivos. bjuuus ginho

  8. Sintia Piol disse:

    Ai ai, concordo que é muito chato trabalhar em ambiente barulhento. Mas se vc acha que há barulho em seu ambiente de trabalho (q considero o paraíso), rsssss, queria ver se passasse uma semana no meu trabalho. Está reclamando de barriguinha cheia, amor.
    No próximo post, sugiro uma pesquisa sobre o uso de fones ou rádios e música em som alto no trânsito e também quero ouvir sua opinião sobre o assunto. Bjos!

  9. Cleber disse:

    Concordo tb.. barulho, falta de foco e cia.. é ladrão do tempo.

  10. vimax disse:

    De forma muito eficaz de informação escrita. Provavelmente será benéfico para qualquer um que usess-lo, juntamente comigo mesmo. Continuem o excelente trabalho â € “para o mal certas confira posts mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.