HDMI – High-Definition Multimedia Interface

By | 11 de janeiro de 2009

Your ads will be inserted here by

Easy Plugin for AdSense.

Please go to the plugin admin page to
Paste your ad code OR
Suppress this ad slot.

HDMI – High-Definition Multimídia Interface é uma interface totalmente digital de audio e video capaz de transmitir dados streams de dados não comprimidos. HDMI é compatível com o High-bandwidth Digital Content Protection (HDCP) um sistema anti-pirataria. HDMI fornece uma interface de comunicação entre qualquer fonte de audio/video digital, tais como um set-top box, DVD player, computador, video game, Tv Digital (DTV).

Os leitores de DVD convencionais possuem saídas analógicas de vídeo que são ligadas a um monitor por meio de um driver de vídeo e conversores ADC/DAC que limitam a resposta em frequência e introduzem erros de quantização que degradam a imagem. Para que essas limitações sejam eliminadas utiliza-se então a transmissão digital, denominada por HDMI (High Definition Multimidia Interface), do DVD player para o monitar.

Normalmente os leitores de DVD com conexão HDMI possuem também a função Up-Conversion (ou Up-Scaling) que permite que a partir de uma fonte Standard, por exemplo um disco comercial de DVD com 480i (ou 480p), seja possível obter um sinal de vídeo com resolução de 720p, 1080i ou 1080p. Isso é possível devido a interpolação (estimativa de pixeis que existiriam se a imagem realmente fosse de alta definição) realizada entre os pixeis concatenantes da imagem de 480i. Obviamente a estimativa não é exata e portanto o que se tem como resultado não é uma imagem de alta definição, mas sim algo um pouco melhor que os leitores de DVD convencionais sem a função Up-Conversion. No entanto, em nada adianta ter um leitor de DVD com função Up-conversion para 1080p (ou 720p ou 1080i) se o painel do monitor tiver somente 852×480 píxels, pois nesses casos o que haverá é uma operação de Up-conversion, de por exemplo 480i para 1080p seguida de uma Down-conversion de 1080p para 480p, para que o sinal de vídeo possa excitar adequadamente os píxeis do monitor.

A próxima geração de leitores de DVD que realmente reproduzirá uma imagem de alta definição, a partir de um disco com alta densidade de informação, será a dos aparelhos com leitores ópticos com comprimento de onda (blue-ray) menor que os dos atuais leitores.Os aparelhos HD-DVD da Toshiba e Blu-Ray da Sony também são compatíveis com os discos comercializados hoje, sendo capazes inclusive de realizar o processamento Up-conversion com os atuais discos comerciais.

Diferentemente da DVI, a conexão HDMI também suporta sinais de áudio.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *