Pixels mortos nos monitores e TVs LCD

By | 11 de janeiro de 2009

Your ads will be inserted here by

Easy Plugin for AdSense.

Please go to the plugin admin page to
Paste your ad code OR
Suppress this ad slot.

Apesar de toda tecnologia, mesmo sem muito tempo de uso, alguns monitores e TVs de LCD podem apresentar falhas nos pixels. Porém muitos desses pontos podem ser consertados. Existem basicamente dois tipos de defeitos: dead pixels e stuck pixels.

O dead pixel ocorre geralmente por queima dos transistores que acionam os pixels, deixando um ponto escuro na tela. Nesse caso o concerto não é possível.

Já os stuck pixels são aqueles pontos que ficam acesos de cor diferente do resto da imagem. O que acontece é um mau funcionamento dos transistores ou má distribuição do líquido que compõe a camada interior. Existem vários artigos na rede ensinando a resolver o problema. Aqui vão algumas dicas simples.

1º Método (por software)

Existem vários softwares para detecção e correção dos pixels. Todos funcionam basicamente trocando as cores exibidas rapidamente durante um grande período. Estes são os mais usados:

JScreenFix
UDPixel
LCD Stuck Pixel

2º Método

Desligue o monitor e limpe a tela com um pano úmido. Você vai precisar de uma ferramenta de ponta arredondada, como uma caneta esferográfica de ponta grossa (famosa BIC) ou um lápis. Enrole o mesmo pano na ponta da caneta para não arranhar a tela. Faça pressão com a caneta apenas em cima do pixel. Agora, mantendo a pressão sobre a tela, ligue o monitor (o computador também, claro). Após a imagem aparecer, retire a caneta, e pronto. Se não funcionar, talvez você tenha aplicado a força necessária, tente novamente.

Your ads will be inserted here by

Easy Plugin for AdSense.

Please go to the plugin admin page to
Paste your ad code OR
Suppress this ad slot.

3º Método

Ligue o monitor e use uma imagem preta para encontrar os pixels defeituosos. Também com uma caneta de ponta grossa, coloque-á sobre o pixel e bata levemente sobre a caneta (eu disse LEVEMENTE). Quando terminar, use uma imagem branca para certificar que você não danificou mais ainda o monitor.

Atenção:

1 – Vale lembrar que esses defeitos são característicos do processo de fabricação. Isso significa que alguns monitores podem vir de fábrica com eles. Porém existe um limite determinado por cada empresa. Se você tem LCD na garantia, verifique o manual quantos pixels defeitusos são aceitáveis. Se passar do limite, você pode trocá-lo.

2 – Estes métodos também podem ser aplicados aos monitores de câmeras digitais, celulares, TVs, etc. Entretanto, não funcionarão em telas de plasma, que são construídas com gases como neon e xenon.

3 – Nunca testei nenhum dos métodos. Faça por sua conta e risco.

Fonte: WikiHow e http://cometa.wordpress.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *