HTML 5

By | 29 de maio de 2009

Your ads will be inserted here by

Easy Plugin for AdSense.

Please go to the plugin admin page to
Paste your ad code OR
Suppress this ad slot.

Que é HTML

O HTML (HyperText Markup Language) é a primeira camada do desenvolvimento client-side. Como você sabe, existem 3: a primeira que é a informação, que é o HTML que vai exibi-la na página, a segunda é o CSS, que vai formatar esse HTML de forma que fique legível, usável, bonito, e a terceira que vai definir o comportamento desses elementos, que é o Javascript e Ajax.
Deles o HTML é mais importante, pois ele que cuida da exibição da formatação, serve os buscadores e leitores de tela serve a informação para aplicações e te dão toda a informação que você busca na web todos os dias.

 

Novidades do HTLM 5

O HTML 5 (HyperText Markup Language 5) é a mais nova versão da linguagem HTML usada na web, que deverá ser liberado em 2010. As novas tags trazem funções interessantes de maneira nativa, excluindo a necessidade de embutir elementos externos nas páginas. O principal destaque do HTML 5 e que as aplicações web poderão tirar vantagem de cinco conceitos principais; são eles as tags canvas, tags de vídeo, geolocalização, caching de aplicações e base de dados, e Web Workers.

 

Será o fim do Flash?

As tags canvas podem ajudar os desenvolvedores na implementação de elementos gráficos sofisticados em suas aplicações web sem a necessidade de uso de plugins, o que também pode ocorrer com as tags de vídeo. Isso permitirá a criação de efeitos visuais sem a necessidade do Flash, por exemplo.

Um exemplo mostrado pelo Google em sua conferência Google I/O 2009 exibiu vídeos do YouTube codificados usando as tags de vídeo. As tags de vídeo oferecem mais opções para as formas como estes vídeos podem ser incorporados em uma página da web.

A geolocalização será muito usada em aplicações web para aparelhos como smartphones. No exemplo mostrado na conferência, o Google Latitude tira proveito da nova API de geolocalização que a Apple lançará como parte do iPhone OS 3.0 para mostrar a localização em sua versão do Safari para o iPhone.

O Firefox 3.5 virá com um botão que permitirá que o navegador determine sua localização no Google Maps usando Wi-Fi e dados da torre de transmissão mais próxima usada pelo celular.

A web semântica também começa a aparecer no HTML 5 – em vez de enxergar um elemento título, legenda ou parágrafo, a linguagem conseguirá interpretar o conteúdo que está naquela caixa de texto.

 

Navegadores compatíveis

Your ads will be inserted here by

Easy Plugin for AdSense.

Please go to the plugin admin page to
Paste your ad code OR
Suppress this ad slot.

Não basta o padrão HTML chegar em sua versão 5 e os browsers não se adequarem para conseguir a renderização completa das novas funcionalidades. A página na Wikipedia lista não só as novidades do HTML 5, como mostra qual ferramenta já faz a renderização adequada das novidades.

Cada browser tem seu engine ou adota um já existente. O Internet Explorer, inclusive na recente versão 8, utiliza o Trident. O Gecko, da fundação Mozilla, é utilizado pelo browser Firefox, entre outros; o WebKit, desenvolvido pela Apple a partir do engine de código aberto KHTML, é usado no Safári, no Google Chrome e nos celulares Nokia. Já o Presto é a ferramenta do Opera.

O W3C disponibiliza regularmente um estudo com comparações entre HTML 4 e 5, na medida em que a recomendação HTML 5 avança.

 

Leia tabem:

TML 5 – Mudanças na estrutura e semântica
http://imasters.uol.com.br/artigo/11751/webstandards/html_5_-_mudancas_na_estrutura_e_semantica/

HTML 5 v HTML 4 > The Difference Is Clear
http://www.hobo-web.co.uk/seo-blog/index.php/html5-html4-different/

The elements of HTML
http://www.whatwg.org/specs/web-apps/current-work/multipage/semantics.html

HTML 5 – Semântica e o que é importante na web
http://www.tableless.com.br/html-5-semantica-e-o-que-e-importante-na-web


Fontes:

Tableless
http://www.tableless.com.br/html-5-semantica-e-o-que-e-importante-na-web

Baboo
http://www.baboo.com.br/msn08/content.asp?z=300&id=35297

W3C
http://www.w3.org/TR/html5/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *