147.456 processadores simulam o cérebro de um gato

By | 20 de novembro de 2009

Your ads will be inserted here by

Easy Plugin for AdSense.

Please go to the plugin admin page to
Paste your ad code OR
Suppress this ad slot.

Cntistas da IBM juntamente com o Lawrence Berkeley National Lab estão envolvidos no projecto onde o objectivo principal é simular um cérebro humano, mas como não se pode comessar pelo mais dificil, tem que haver uma evolução, e para tal, estão simulando o córtex cerebral de um gato doméstico.

A empresa anunciou durante a conferência SC09 que conseguiu um grande avanço rumo à criação de um computador que pode simular o cérebro de um organismo vivo com habilidades de percepção, ação, interação e cognição.

Para conseguir este feito o Blue Gene (nome do supercomputador da IBM) possui 147.456 processadores, 143 terabytes de memória RAM, 1 milhão de watts e 6.675 toneladas em aparelhos de ar condicionado. Tudo isto dentro de uma “pequena sala” com mais de 4.000 metros quadrados, parece uma quantidade enorme de hardware para replicar “apenas” o cérebro de um gato, mas considerando que o computador tem que replicar 10 trilhões de sinapses em 1 bilhão de neurônios, a IBM precisa de toda a potência que puder conseguir.

Os cientistas conseguiram fazer a primeira simulação “quase em tempo real”, mais mesmo com todo este hardware, a simulação não chega a ser uma verdadeira inteligência artificial. O computador está apenas rastreando o modo como a atividade cerebral do gato flui e como os pensamentos são formados, e a simulação está sendo executada em uma velocidade bem menor – cerca de 100 a 1.000 vezes menor do que no atual cérebro do animal.

2 thoughts on “147.456 processadores simulam o cérebro de um gato

  1. Fernando

    Poxa, que massa isso! Mas ainda é complexo… tanto trambolho pra dar um simples miado! Mas vale a pena as espectativas! Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *